O Borboletário do Cariri em Barbalha foi reaberto na sexta-feira, 12 de julho. Ele está localizado no Centro de Interpretação Histórica e Ambiental da Chapada do Araripe em Barbalha.
A iniciativa faz parte do Programa Cientista Chefe do Governo do Ceará. Portanto, visa integrar o meio acadêmico com a gestão pública. Aliás, contou com a URCA, a Universidade Regional do Cariri e o CAMC, Complexo Ambiental Mirante do Caldas.
Se você tem curiosidade em entender o que é um borboletário e como funciona esse local, veja mais informações no artigo. Além disso, descubra quantas espécies de borboletas já foram criadas no espaço.
✔️ Leia também: Seis novas escolas em Juazeiro do Norte: Prefeitura anuncia a construção
Borboletário do Cariri em Barbalha é reaberto
Com o objetivo de contribuir para a educação ambiental, o Borboletário do Cariri em Barbalha foi reaberto. Dessa forma, pode auxiliar também na formação pessoal e geração de conhecimento para a conservação da biodiversidade.
O projeto está alinhado com os ODS, ou seja, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável proposto pelas Nações Unidas. Portanto, visam promover a saúde e bem-estar, por meio de contatos com áreas verdes.
A iniciativa ainda ajuda no fortalecimento da educação de qualidade. Bem como, igualdade de gênero, vida terrestre, paz, justiça e instituições eficazes. O que está de acordo com os objetivos citados anteriormente.
✔️ Leia também: 1º Programa de Exposições Artísticas do Centro Cultural do Cariri está com inscrições abertas
Projeto já recebeu mais de 48 mil visitantes
O Borboletário do Cariri em Barbalha foi iniciado em 2021 e já criou mais de 3.793 espécimes de 19 tipos de espécies de borboletas. Além disso, já recebeu mais de 48 mil visitantes de 26 países e do Brasil.
Após a reabertura, cursos serão realizados em parceria com a Urca. Bem como, o Borboletário segue com as pesquisas sobre polinização e ciclo de vida das espécies nativas da Chapada do Araripe.
Todo o espaço atua na disseminação do conhecimento científico. Portanto, acontecem visitas guiadas abertas ao público em geral. Assim, proporciona uma experiência imersiva e educativa para as pessoas.