Famosa pelo turismo de fé, as igrejas de Juazeiro do Norte são pontos turísticos muito conhecidos na cidade. Então, se está de passagem pelo local precisa conhecer esses espaços que carregam muito da cultura regional.
Há muitas igrejas na cidade, mas três delas chamam a atenção dos turistas, que é a Capela do Perpétuo Socorro, a Matriz de Nossa Senhora das Dores e a Igreja Bom Jesus do Horto. Portanto, nesse artigo vamos apresentar um pouco mais sobre cada uma delas.
✔️ Leia também: Confira os horários de missa em Juazeiro do Norte
Igrejas de Juazeiro do Norte: Capela do Perpétuo Socorro
A Capela do Perpétuo Socorro chama a atenção dos turistas e também dos moradores de Juazeiro do Norte. Ela fica na rua Santa Luzia, no bairro Socorro e foi construída entre os anos de 1908 e 1909.
Um dos fatos que a torna mais famosa é que teve sepultado em seu altar-mor os restos mortais de Padre Cícero, grande padroeiro da cidade. Com isso, muitos visitantes querem ir até o local para receber bênçãos e conhecer mais da história.
Você pode visitá-la todos os dias, das 6h às 10h e das 14h às 18h. Então, além de conhecer o local, pode aproveitar o momento para fazer registros fotográficos e garantir um tempo de oração e conexão com Deus.
Caso deseje participar de uma missa nesta que está entre as principais igrejas de Juazeiro do Norte, você pode em qualquer dia. Assim, de domingo a sexta os horários são 7h e 16h, mas aos sábados tem celebração apenas às 16h.
Matriz de Nossa Senhora das Dores
A Matriz de Nossa Senhora das Dores foi o primeiro templo católico de Juazeiro do Norte, que teve sua pedra fundamental assentada em 15 de setembro de 1827. Em 1872, Padre Cícero Romão Batista foi o sexto capelão provisionado e percebeu que o espaço precisava de ampliação.
O novo templo foi construído e em 1884, Dom Joaquim José Vieira, então bispo do Ceará, foi sagrar o altar. Mas, as obras foram concluídas por volta de 1905, quando a segunda torre foi finalizada.
Até os dias atuais, a matriz se encontra entre as principais igrejas de Juazeiro do Norte e desperta o interesse dos turistas. Assim, ela está localizada na rua Padre Cícero, 147.
Para participar de uma missa, os horários são: de segunda a sábado, às 6h, 9h, 12h e 19h e aos domingos, às 5h, 9h, 12h, 16h e 19h. Por fim, há a missa votiva à Nossa Senhora de Fátima, todos os dias 13, às 12h e à Nossa Senhora das Dores, todos os dias 15h, às 19h.
✔️ Leia também: Templos de Juazeiro do Norte: Conheça os principais para visitar
Igrejas de Juazeiro do Norte: Bom Jesus do Horto
Finalizando a indicação de igrejas em Juazeiro do Norte que você precisa conhecer, temos a Bom Jesus do Horto, localizada no bairro do Horto. Ela funciona diariamente, das 6h às 19h e tem missas de segunda a sábado, às 8h, e aos domingos, às 7h30, 9h, 10h30 e às 19h.
Segundo histórias de moradores locais, a igreja de Bom Jesus do Horto foi prometida por Padre Cícero em 1889, após um longo período de seca. Aliás, sua construção foi marcada por atrasos, levando mais de 18 anos em andamento.
A obra está entre as maiores do país, com mais de 6 mil m² e uma torre principal com 48 metros de altura. Além disso, conta com desenhos e imagens sacras e decoração em granito por todo o altar.
✔️ Leia também: Nossa Senhora das Dores: A basílica que representa fé
Turismo religioso é o grande atrativo de Juazeiro do Norte
Agora que sabe quais são as principais igrejas de Juazeiro do Norte, não deixe de visitá-las em sua estadia pela cidade. Afinal, o turismo religioso é um dos grandes atrativos do turismo local e oferece muitas opções de atividades e passeios.