A reserva de emergência é o dinheiro economizado durante um período de tempo e que tem como finalidade, ajudá-lo financeiramente em alguma situação de crise. Por exemplo, um problema médico, conserto de um veículo ou outra urgência.
É essencial que todos tenham essa reserva e ela deve ser suficiente para bancar suas despesas mensais fixas por um determinado período. Assim, se algo acontecer, não precisará usar meios como empréstimos ou financiamentos.
✔️ Leia também: Livre-se das dívidas como método bola de neve e avalanche
Qual o objetivo da reserva de emergência?
Como seu próprio nome diz, essa reserva serve para ajudá-lo em momentos de emergência. Então, pode ser qualquer situação que envolva saúde, moradia ou trabalho. Ou seja, não é um dinheiro para viagens ou lazer.
O objetivo da reserva de emergência é que você nem precise usá-la. Portanto, é um dinheiro apenas para situações necessárias, como um momento de desemprego ou uma consulta e/ou tratamento médico não esperado.
✔️ Leia também: Onde encontrar empregos em Juazeiro do Norte?
Como criar sua reserva?
Fazer uma reserva é mais simples do que imagina, mas precisa ter muita disciplina e foco. Dessa forma, todos os meses deve reservar uma porcentagem do seu salário para essa finalidade.
Não há um valor definido, deve ser algo que não atrapalhe em seu orçamento mensal. Assim, o objetivo é que você junte o valor necessário para pagar todas as suas contas por pelo menos seis meses.
Você pode guardar a reserva de emergência em sua conta, mas o ideal é que coloque o dinheiro para render. Neste caso, com atenção a retirada, que deve ser imediata, porque uma situação de necessidade pode ocorrer a qualquer momento.
✔️ Leia também: Desenvolvimento Econômico de Juazeiro do Norte
Tenha uma reserva de emergência
Aproveite as dicas desse artigo para criar a sua reserva. Afinal, situações de emergência podem acontecer a todo momento e acabar com sua vida financeira. Portanto, é essencial estar preparado.
Guarde um valor mensal que não vai prejudicar seu orçamento e comece a poupar. Assim, estará mais tranquilo e as chances de enfrentar problemas financeiros são menores.