Hoje celebramos os 113 anos de emancipação de Juazeiro do Norte. Portanto, a data é feriado municipal e tem programação especial em comemoração a mais um ano de desenvolvimento do município.
Desde a última segunda-feira (15), uma série de atividades comemorativas acontecem na cidade. Então, entre elas estão inaugurações, palestras e movimentos artísticos. Assim, celebrando a data mais importante do ano.
A seguir, entenda o que é a emancipação de um município. Além disso, entenda como será o funcionamento do comércio. Por fim, confira quais as atividades programadas para o dia de hoje.
✔️ Leia também: 113 anos de emancipação de Juazeiro do Norte tem atividades especiais
O que é a emancipação de Juazeiro do Norte?
Nesta segunda-feira celebramos os 113 anos de emancipação de Juazeiro do Norte. Aliás, é muito comum que as pessoas considerem a data como aniversário da cidade. Mas, é importante entender o termo.
A emancipação político-administrativa de um município se dá quando ele deixa de ser subordinado à outra cidade. Dessa forma, tem total independência e muitos consideram a data como celebração de aniversário.
No dia 22 de julho de 1991, por meio da Lei nº 1.028, Juazeiro do Norte passou a ser um município independente. Além disso, na época, Padre Cícero foi eleito o primeiro prefeito da cidade.
22 de julho é feriado? O comércio abre?
Devido à celebração de emancipação de Juazeiro do Norte, a data é considerada feriado municipal. Portanto, apenas os serviços essenciais estão em funcionamento. Ou seja, hospitais, polícia e demais setores que garantem o atendimento à população.
É comum ainda que na data alguns estabelecimentos estejam abertos. Por exemplo, shoppings e restaurantes. Afinal, devido ao feriado é comum que o fluxo de turistas e cidadãos seja maior.
✔️ Leia também: Borboletário do Cariri em Barbalha foi reaberto
Confira a programação de celebração dos 113 anos de emancipação de Juazeiro do Norte
Hoje é o último dia da programação em celebração aos 113 anos de Juazeiro do Norte, organizado pela Prefeitura Municipal. Então, às 8h aconteceu a missa solene, na Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.
Às 10h, também foi realizado o ato cívico, na Praça Dirceu Figueiredo. Além disso, às 16h, acontece a comemoração alusiva ao 36º aniversário da fundação do memorial Padre Cícero, no Piso Térreo do Palácio José Geraldo.