Celebrando os 90 anos de morte em 2024, o legado de Padre Cícero tem sido tema de muita pesquisa nos últimos dias. Aliás, a história do sacerdote católico atrai milhões de visitantes todos os anos para Juazeiro do Norte.
Sem dúvidas, Padre Cícero é um dos personagens mais conhecidos do sertão e que arrasta uma grande multidão de fieis. Então, mesmo 180 anos após seu nascimento, seu legado ainda é exemplo de fé e gera curiosidade.
O legado do sacerdote tem importante influência na fé popular, mas também na política, educação e meio ambiente. Portanto, conheça um pouco mais de sua história e feitos que marcaram época.
✔️ Leia também: Padre Cícero e a Fé Popular
Conheça o legado de Padre Cícero
Padre Cícero Romão Batista nasceu em 24 de março de 1844, em Crato, cidade vizinha à Juazeiro do Norte. Ele faleceu em 20 de julho de 1934, em nossa cidade, devido a complicações de saúde.
Já começando a conhecer mais sobre o legado de Padre Cícero, ele foi um dos fundadores de Juazeiro do Norte. Além disso, foi o primeiro prefeito eleito da cidade e fez grandes feitos.
Conhecido pelo acolhimento, o sacerdote fez com que a população o visse como um padrinho. Então, teve um papel importante na abolição da escravidão, em 1884. Inclusive, o Ceará foi o primeiro estado a abolir esse sistema.
Título de Servo de Deus
Em agosto de 2022, Padre Cícero recebeu o título de Servo de Deus do Vaticano. Aliás, este foi o primeiro passo para o processo de torná-lo oficialmente santo. Já em 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou uma lei que inscreveu seu nome no livro dos Herois e Heroínas da Pátria.
O documento em questão reconhece as figuras que marcaram a história brasileira. Dessa forma, toda a representativa e o legado de Padre Cícero ganham ainda mais reconhecimento no país.
Legado de Padre Cícero foi construído em Juazeiro do Norte
Aos 28 anos, líder nato, Padre Cícero conquistou os moradores de Juazeiro do Norte, que até então era apenas um distrito de Crato. Portanto, fixou sua moradia no local, em um pequeno aglomerado de casas de taipa.
Sua fama foi crescendo devido às pregações fervorosas, conselhos e visitas domiciliares. Assim, o grande marco de seu reconhecimento se deu em 1º de março de 1889. Isso porque, durante uma missa, a hóstia ministrada por ele se transformou em sangue na boca da religiosa Maria de Araújo.
Esta parte do legado de Padre Cícero é conhecida como “milagre de Juazeiro”. Afinal, médicos e técnicos foram incapazes de explicar o fato. Porém, o bispo Dom Joaquim José Vieira e a Santa Sé, em Roma, tiveram uma posição contrária.
Isso fez com que o sacerdote levasse uma suspensão definitiva do sacramento da Ordem de Cícero. Mas, isso gerou uma grande revolta em toda a população, que já o tinham como símbolo de fé.
Emancipação política de Juazeiro do Norte
Como estava proibido de celebrar missas, Padre Cícero encarou o cenário político e teve grande contribuição na emancipação política de Juazeiro do Norte, que aconteceu em 22 de julho de 1911.
Já no legado de Padre Cícero na política, um dos fatos marcantes é que ele foi o primeiro intendente do novo município, ou seja, ocupou o cargo de prefeito por 12 anos. Além disso, em 1913 teve o cargo de vice-presidente da província do Ceará.
Em 1926, assumiu também o mandato de deputado federal. Aliás, em seu histórico político, contribuiu para tornar Juazeiro do Norte uma cidade próspera. Portanto, estimulou a expansão da agricultura, educação, artesanato, capelas e associações comerciais.
✔️ Leia também: Emancipação de Juazeiro do Norte: município celebra 113 anos
Legado de Padre Cícero: 90 anos da morte do sacerdote
Padim Cícero, como é conhecido, faleceu em 20 de julho de 1934 e gerou grande comoção popular. Aliás, milhares de fieis de toda a parte do Brasil fizeram questão de participar do momento.
Hoje em dia o legado de Padre Cícero segue vivo. Assim, uma grande multidão de romeiros de todo o país visitam seu túmulo na Capa do Socorro, em especial, na data de seu falecimento e em Finados, celebrado no dia 2 de novembro.
De acordo com dados oficiais, em média 2,5 milhões de visitantes são contabilizados anualmente. Eles visitam a estátua em homenagem ao religioso, que foi inaugurada em Juazeiro do Norte em 1969.
Processo de beatificação de Padre Cícero
Em 2015, o Vaticano decidiu perdoar as punições impostas a Padre Cícero. Dessa forma, em agosto de 2022 foi autorizada a abertura do processo de beatificação. Ou seja, os trâmites necessários para que seja reconhecido como santo.
A expectativa é que neste ano a igreja conclua a fase de estudos locais. Em seguida, todos os documentos e relatos são enviados para análise do Vaticano. Inclusive, dois fatos que incentivam a canonização do beato é a insistência dos fieis e o estímulo ao turismo religioso.
✔️ Leia também: Confira os horários de missa em Juazeiro do Norte