Ciganos em Juazeiro do Norte têm sua presença na cidade há muito tempo e nesse conteúdo você conhecerá um pouco da sua história e o seu impacto tão importante na cidade.
Ciganos em Juazeiro do Norte: Como a história do povo começou no Ceará?
Os ciganos em Juazeiro do Norte estão na cidade há décadas, quando os grupos foram para a região em busca de um local para estabelecer suas comunidades.
Não se sabe ao certo o motivo, mas o consenso é que foi em busca de oportunidades e também uma questão de sobrevivência. Afinal, antigamente, os ciganos eram nômades e muitos locais que antes eram boas opções poderiam se tornar hostis.
Como o povo influencia a cultura local?
É um fato que os ciganos influenciam a cultura local desde sua chegada à cidade com costumes específicos passados de geração em geração.
Um dos exemplos mais clássicos é a leitura de mão para fazer previsões do futuro da pessoa. Acontece através das linhas da mão, algo muito importante para pessoas dessa comunidade ou simpatizantes.
Além disso, não podemos esquecer que, como os ciganos foram para Juazeiro do Norte em busca de oportunidades, uma das principais fontes de renda para essas pessoas era o comércio.
Naturalmente, desenvolveram uma grande habilidade como comerciantes e impactaram a cultura local com os itens.
Graças a isso, a cultura da nossa cidade é tão rica. Por fim, temos as danças tradicionais que, com certeza, foram fundamentais para promover as festividades e a aceitação do grupo pelas pessoas da região.
Ciganos em Juazeiro do Norte: Como eles estão na cidade hoje?
Hoje, os ciganos em Juazeiro do Norte, assim como em todo o Ceará, estão passando por um processo de fortalecimento. Afinal, muitas pessoas hoje carregam sua cultura ancestral consigo, mas ainda não possuem uma voz tão ativa quanto deveriam.
Além disso, em alguns casos, muitas pessoas não conhecem esse passado de sua família, fundamental na identidade de qualquer pessoa.
Dessa forma, ciganos de todo o estado criaram a Associação de Preservação da Cultura Cigana do Estado do Ceará visando promover e preservar as tradições do grupo.
Clique aqui e confira mais informações no Instagram da associação.