Durante a Mostra de Cultura do Cariri, o Sesc inaugurou o Museu Casa do Mestre Aldenir em Crato. Então, ele celebra a vida de José Aldenir Aguiar, de 91 anos, importante figura na arte do reisado.
Há 69 anos Mestre Aldenir está à frente do grupo Reis do Congo, um dos mais tradicionais da região do Cariri. Portanto, para homenagear seu trabalho e contribuição ao reisado, o Sesc inaugurou este Museu Casa.
A arte do brincar se tornou um Museu Orgânico, inaugurado pelo Sesc no último sábado, 24 de agosto. Assim, contou com a parceria da Fundação Casa Grande, que também colaborou com a realização da Mostra.
✔️ Leia também: Confira a programação da Festa e Romaria de Nossa Senhora das Dores em Juazeiro
Museu Casa do Mestre Aldenir em Crato: conheça José Aldenir Aguiar
O Museu Casa do Mestre Aldenir em Crato homenageia José Aldenir Aguiar, natural do município. Ele nasceu no sítio Baixo Verde, em agosto de 1933. Aliás, hoje em dia é reconhecido como mestre na tradição do Reisado do Congo.
Em 2004, foi nomeado como Tesouro Vivo da Cultura do Estado do Ceará. Assim, a nomeação foi realizada pela Secretaria de Cultura do Ceará. Além disso, também foi reconhecido como Notório Saber da Cultura Popular, pela Uece, a Universidade Estadual do Ceará.
Ao Sesc, o Mestre Aldenir agradece todo o valor à cultura popular. Inclusive, destacou que a Mostra realizada no Cariri foi um evento que cresceu ao longo dos anos e ajudou a disseminar esta cultura popular em toda a região.
O que é o Reisado do Congo?
Reisado do Congo é uma celebração com origem na coroação dos reis africanos que viviam no Brasil. Então, hoje em dia considera-se uma brincadeira tipicamente nacional. Portanto, caracteriza-se por um grupo de pessoas que se reúnem para cantar e adorar o nascimento de Cristo.
Os Reis do Congo atualmente contam com um grupo infantil e outro infantojuvenil. Dessa forma, são ao menos 50 crianças e jovens que levam à frente o legado da família que passa de geração em geração.
✔️ Leia também: Três hotéis do Ceará estão entre os melhores do Brasil
Museu Casa do Mestre Aldenir em Crato é um exemplo de Museu Orgânico
O Museu Casa do Mestre Aldenir em Crato entra na categoria de Museus Orgânicos. Ou seja, são espaços que homenageiam figuras importantes da cultura popular. Assim, ressignificam o território e transformam os espaços em lugares de memória afetiva e com possibilidade de movimentar o turismo local.
Nesses espaços, os visitantes podem encontrar todos os tipos de objetos pessoais, além de fotografias, vestimentas, instrumentos e itens que marcam a história do homenageado. Dessa forma, consolidando as manifestações tradicionais.