Não sabe por que Juazeiro do Norte recebeu esse nome? Então, nós te contamos! Assim, você também tem a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história dessa cidade.
Localizada no sul do Ceará, Juazeiro faz parte do Cariri e foi fundada em 1911. Tem uma população estimada de mais de 200 mil pessoas e recebe anualmente muitos turistas por suas atrações locais.
✅ Leia também: Onde fica Juazeiro do Norte?
Por que Juazeiro do Norte recebeu esse nome?
Juazeiro é um topônimo, ou seja, nome de uma região geográfica, que origina da árvore do semiárido brasileiro, a Zizyphus Joazeiro. Além disso, é uma palavra que tem origem híbrida no português e tupi, sendo “juá” um fruto de espinho.
No Brasil, muitos municípios carregam nomes com origens indígenas. Afinal, foram eles os primeiros povos a estar no local e explorar as terras do nosso país. Dessa forma, agora você descobriu por que Juazeiro do Norte recebeu esse nome.
✅ Leia também: Quais as cidades vizinhas de Juazeiro do Norte?
Conheça um pouco mais sobre Juazeiro
A cidade é um grande centro de compras e serviços para toda a região, o que fez com que expandisse. Assim, há uma grande integração entre elas e suas vizinhas, como Crato e Barbalha.
Com um clima semiárido, é muito comum encontrar florestas caducifólias espinhosas. Aliás, uma das árvores mais encontradas no local é o Juazeiro, que leva o nome à cidade. Mas, nas margens de rios é possível notar uma mata de galeria, com uma visão diferente.
Cidade turística
Além de entender por que Juazeiro do Norte recebeu esse nome, vale conhecer um pouco mais sobre a efervescência cultural. Afinal, uma pesquisa de 2009 apontou que o município tem a maior população envolvida em atividades nesse setor.
Em sua passagem por Juazeiro do Norte encontrará muitas expressões artísticas. Como a música, com o forró em destaque, a fotografia, muito ligada à cultura e religiosidade, artesanato, teatro e dança.
Não deixe de visitar Juazeiro do Norte e se encantar com as atividades culturais da região. Então, além de todos os pontos turísticos, reserve também um tempo para conhecer os artistas locais.
✅ Leia também: O que fazer em Juazeiro do Norte: 7 lugares para visitar!